.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.  

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Arandu significa "barulho de papagaios", ave muito comum na região. Arandu formou-se a partir de um bairro de Avaré conhecido pelo vermelho de suas terras: o Barreiro. Este nome deve-se a um rio cujas margens atraíam muitos pássaros conhecidos como barreiros. O Barreiro ficava nas terras da antiga fazenda Letreiro e nele residências foram erguidas em torno de uma capela, a Capela do Barreiro. João Bento Alves, Joaquim Láu Machado, Caetano Fioratto, Agostinho Martins da Costa, João Batista Pereira, Antônio Bento Alves, Júlio Negrão e Chagas Negrão foram os pioneiros que construíram esta capela dando início à história do município. 

            Em 30 de novembro de 1944, o pequeno núcleo urbano tornou-se um distrito de Avaré. Exatamente dezenove anos depois, em 30 de novembro de 1963, Arandu conquistou sua emancipação política, tornando-se um dos 3.885 municípios brasileiros da época. A economia da jovem cidade desenvolveu-se com a cafeicultura e seguiu com o cultivo do arroz, da batata inglesa, da banana e com a pecuária extensiva.

            A população Aranduense em 1964 somava 4.227 pessoas, sendo que 24% compunham a população urbana e 76% a população rural. Era um município marcadamente rural, não só pela localização dos seus habitantes, mas também, e principalmente, nos hábitos e costumes do seu povo.

            Localizada no Sudoeste paulista, com mais de 6351 mil habitantes, Arandu, faz parte do principal centro político, agropecuário e estudantil do Vale do Paranapanema, está entre as seiscentas e quarenta e cinco cidades do Estado de São Paulo. Conhecida hoje como produtora de bananas e café, seu nome se origina do revoar dos papagaios”, possuem lugares belíssimos como a Represa Jurumirim, belas sedes nas propriedades rurais, lagos ornamentais, ruas e praças amplas e arborizadas.

            Arandu também é conhecida pelas suas numerosas festas. A principal delas é a EXPOMAAR E FESPA (Exposição Municipal Agropecuária de Arandu e Festa de Peão), no Recinto Atílio Silvestre, o recinto tem capacidade para 30 mil pessoas e ampla infraestrutura para sediar, além da festa, outros eventos de grande porte. Outro evento característico é a Festa da Padroeira.

Autor: Pedro Silvério de Oliveira

 

Fundação/aniversário: 19 de março de 1964

Santo Padroeiro: Nossa Senhora da Boa Morte

 

Geografia
 

Área: 286,3 km²

Altitude: 640 m

População: 6.344 (2005)

Lat.: -23°08'05" (S)

Lon.: -49°03'15" (W)

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Arandu - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.